Você costuma ficar apegada(o) as coisas e circunstâncias na sua vida? Saiba que tudo é transitório, tudo muda, nada dura para sempre. Veja na história abaixo, a representação da transitoriedade, da impermanência de tudo.
Você pode ouví-la clicando na imagem abaixo, ou lê-la no texto abaixo da imagem.
Transcrição da História
Segundo uma antiga história sufista, havia um rei num território do Oriente Médio que estava sempre dividido entre a felicidade e o desalento. A menor coisa era capaz de lhe causar grande aborrecimento ou uma reação intensa, e assim sua felicidade se convertia rapidamente em frustração e desespero.
Por fim, houve um momento em que ele cansou de si mesmo e da vida e começou a buscar uma saída. Mandou chamar um sábio que vivia no reino e que tinha a fama de ser iluminado. Quando o sábio chegou, o rei lhe disse:
– Quero ser como você. Pode me dar alguma coisa que traga equilíbrio, serenidade e sabedoria a minha vida? Pago o preço que você pedir por isso.
O sábio respondeu:
– Talvez eu possa ajudá-lo. Mas o preço é tão alto que nem todo o seu reino seria suficiente para pagá-lo. Então, vou lhe dar isso como um presente, desde que você honre o compromisso.
O rei lhe garantiu que sim e o sábio se foi.
Algumas semanas depois, ele retornou e entregou ao rei uma caixa decorada e com entalhes de jade. O rei a abriu e encontrou ali um simples anel de ouro. Havia algumas letras gravadas nele. A inscrição dizia:” Isto também passará.”
O que significa isto? – perguntou o rei.
O sábio respondeu:
– Use sempre este anel. Seja o que for que aconteça, antes de considerar esse evento bom ou mau, toque o anel e leia a inscrição. Assim, você viverá sempre em paz.
Conclusão
Podemos ver que as palavras “Isto também passará” podem dar a impressão de que elas nos trazem algum conforto em uma situação de que nos é desagradável, dolorosa, e que não podemos desfrutar bastante das coisas e situações prazerosas porque irão acabar.
Mas o real sentido delas é que tudo é passageiro, tudo muda, tem começo e fim, revela a impermanência das coisas e situações. Com esse entendimento, podemos criar um desapego em relação a tudo, ou seja, nós vivenciamos as situações sem ficarmos presos dentro delas, o que nos dá Paz.
Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!
Deixe um comentário