Dentre tantas coisas que limitam nosso crescimento, uma das mais prejudiciais é a autossabotagem. Sempre que temos oportunidades para melhorar de vida, ficamos estagnados e permanecemos na mesma. Acredito que você não deve gostar muito dessa situação não é mesmo? Então veja abaixo o que é a autossabotagem e como vencê-la.
Conteúdo
O que é autossabotagem
A autossabotagem é uma força que faz com que fiquemos procurando justificativas para evitar o nosso crescimento e permanecer estagnados onde estamos.
Quando aparecem oportunidades na vida das pessoas para ela crescer, essa mudança é percebida como uma ameaça, pois é algo diferente do que ela está acostumada a fazer, e então, surge o medo, e este provoca a procrastinação, estagnação e preguiça.
Acontece também de a pessoa começar crescer e aí quando chega na fronteira aonde está uma ou mais crenças limitadoras, que é um outro motivo causador da autossabotagem, ela puxa o próprio tapete e não vai para frente.
Veja abaixo alguns exemplos de como os autossabotadores pensam e se comportam:
Formas de pensar
- Eu não mereço
- Depois eu faço
- Não tenho tempo
- Não tenho dinheiro para isso
- Ninguém me ajuda
- Não me preparei o bastante
- Não sou bom o suficiente
Comportamentos
- Desistem, não terminando o que começam
- Sempre arrumam culpados e/ou justificativas
- Dão o controle de suas vidas na mão de outras pessoas
- Atrasam, adiam, procrastinam
- Vivem com expectativas irreais
Como vencer a autossabotagem
Na vida não existem caminhos sem obstáculos, dificuldades e desafios. Veja abaixo algumas dicas para vencer a autossabotagem:
- A primeira coisa a se fazer é confiar em suas próprias ideias, acreditar naquilo que você sente que seu Verdadeiro Ser quer realizar. E para isso acontecer, você precisa se autoconhecer, cuidar da sua autoestima. Assim sua confiança aumentará e você terá força para se libertar do medo que te deixa no mesmo lugar.
- Se pergunte o que significa a felicidade para você. Analise sobre a forma de pensar sobre suas capacidades e potenciais.
- Ao criar um objetivo, escreva em um papel ou no computador os obstáculos que poderão aparecer no caminho. Assim pode-se traçar estratégias para poder superá-los.
- Fique atenta (o) e consciente em relação aos sentimentos de medo do fracasso e insegurança. Lembre-se que erros e fracassos são essenciais para nosso crescimento e evolução. Existe uma frase que diz: “Não existem erros, existem aprendizados.”
- Não exija perfeição em suas ações. Cobre-se menos. Faça o seu melhor em cada situação e adote o processo de melhoria contínua.
- Se liberte da ideia de querer agradar às expectativas dos outros e ser aceita (o) por eles.
- Faça uma análise interna e verifique que tipo de crenças que você carrega que podem estar criando a autossabotagem, te impedindo de crescer, e se liberte delas. Vou deixar aqui o link de um Ebook Gratuito que ensina de uma maneira simples você fazer isso. (Clique aqui e faça o download do Ebook – 3 Passos para Curar suas Crenças Limitantes).
Conclusão
A vida é feita de desafios, não temos como fugir deles. São eles que proporcionam nosso crescimento e evolução. Temos que confiar em nosso próprio potencial e capacidade interior, e sentir que nós podemos superar os obstáculos e dificuldades, acessar nosso poder interior e nos tornarmos a cada dia mais livres e mais felizes!
Comente abaixo o que achou e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Deixe um comentário